A produção de energia é a principal função das Barragens?

Em termos energéticos, as barragens e as centrais hidroelétricas garantem a produção de energia renovável para as redes elétricas, aproveitando períodos em que a produção de energia seja excedentária, para potenciar a garantia de produção de energia limpa.

No Sistema Eletroprodutor do Tâmega através do sistema de bombagem conseguir-se-á que a energia que não esteja a ser utilizada pelos consumidores, seja aproveitada para armazenar grandes quantidades de energia até haver um novo aumento do consumo elétrico que justifique a sua entrada em funcionamento.  Esta tecnologia permite colmatar eventuais falhas de eletricidade que possam surgir.

No entanto na gestão das barragens, é inegável que o armazenamento de água para consumo humano e para a irrigação, será sempre uma missão priorizada. Conseguir armazenar água, em épocas de muito caudal, para conseguir manter os níveis de abastecimento estáveis, é uma das condições para que se consiga garantir água durante todo o ano, combatendo as alturas de seca extrema.

Não menos importante é, também, o papel das barragens na gestão de caudais dos rios, uma vez que as barragens são um dos métodos mais eficazes para evitar as “cheias” e para atenuar os seus efeitos colaterais. Estas estruturas de avançada tecnologia, permitem avaliar as variáveis meteorológicas e caso existam previsões de maior afluência, é efetuada a modulação do caudal, amortizando, de imediato, o efeito das cheias.

Noutro âmbito, mas com uma, significativa, vertente económica e lúdica, as atividades recreativas náuticas, as praias fluviais e o turismo nas zonas circundantes à instalação das barragens, garantem, também, às localidades uma grande apetência para diversas atividades para usufruto da população, o que revela bastante favorável para todos os intervenientes.

Em jeito de conclusão as barragens contribuem para profundas alterações a nível regional e nacional, pelo que se coloca a necessidade de avaliar os seus diversos efeitos. Sendo as barragens e as redes hidráulicas elementos fundamentais para abastecimento de água assim como são considerados importantes no âmbito dos recursos energéticos renováveis, a análise dos seus impactos é sempre feita através de estudos exaustivos de todo os contextos que as envolvem.