Como a Iberdrola se envolveu nos Municípios

18 fevereiro de 2020

Não poderíamos começar um novo ano sem passar em revista tantos dias e meses especiais de 2019, que foram preenchidos com momentos que a Iberdrola teve o privilégio de vivenciar, perto dos municípios afetos ao Sistema Eletroprodutor do Tâmega. A preocupação com a sustentabilidade e a biodiversidade assim como a promoção da saúde e do estilo de vida saudável foram as premissas para todo o apoio e acompanhamento que a Iberdrola gerou ao longo deste desafiante ano.
As crianças foram, sem dúvida, a prioridade nas atividades promovidas pelos vários municípios. Ao longo deste ano começamos por destacar um momento no qual a Iberdrola teve particular orgulho – a visita à Mamoa do Alto do Catorino, em Vila Pouca de Aguiar, um evento que contou com os olhos atentos de 40 crianças. Este grupo, dos 6 aos 15 anos, desfrutou de um dia de conhecimento sobre o património cultural e arqueológico da região. Durante a manhã os jovens conheceram o sepulcro milenar, numa visita guiada por arqueólogos envolvidos no projeto Sistema Eletroprodutor do Tâmega e, logo após a visita, seguiu-se um jogo de caça ao tesouro e uma mostra de artefactos e objetos antigos e históricos, característicos da região.
Passando para Ribeira de Pena lembramos outra ação de carácter educacional – a Formação Ambiental. Começar a construir com os mais novos um futuro mais verde é um objetivo que a Iberdrola cumpre, com ações de formação em que mesmo a brincar, é possível que as crianças aprendam mais sobre os animais e as plantas que as rodeiam.
Chegada a época do descanso escolar, este município, dinamizou ainda um período de “férias desportivas” com o mesmo enfoque na promoção de momentos educativos e lúdicos para os mais novos. Apelar ao exercício físico e ao contacto com a natureza foi um esforço reconhecido pelos mais novos nestes dias solarengos.
Mas no que toca à promoção da vida saudável, não foram só os mais pequenos que tiveram a oportunidade de desfrutar de programas originais que promoveram a saúde e bem-estar.
Num passo mais brando a 3ª Caminhada do Alvão que convidou a população a fazer uma caminhada por percursos da natureza local com destino à Lagoa do Alvão. Após o trajeto estes caminheiros puderam assistir a uma Eucaristia Campal na Lagoa de Alvão, um momento ímpar de culto ao qual se seguiu um almoço onde o convívio e
a partilha foram a palavra de ordem. Para terminar o dia em festa não faltou uma atuação musical e o habitual bailarico que o povo português tanto aprecia.
A diversão aliada ao exercício físico foram também o mote para a Caminhada Glow, um evento noturno iluminado pelos participantes num percurso desenhado pelo centro de Cabeceiras de Basto, numa noite inédita, cheia de brilho, animação e muita gargalhada à mistura.
Passando para um ritmo mais acelerado não podemos deixar de destacar o Trail CTM, em Vila Pouca de Aguiar, um evento desportivo que mobilizou dezenas de atletas para a cidade colocando à prova as suas capacidades físicas neste exigente desafio.
Também o Boticas Trail testemunhou o entusiasmo e perseverança de dezenas de adeptos da corrida, com o pano de fundo a histórica cidade de Boticas. A envolvência da comunidade e a promoção da vida saudável são duas das razões pelas quais a Iberdrola se associa a estas ações.
Além do apelo à vida saudável, também a preocupação com o bem-estar da comunidade tem sido uma das máximas desde o início da construção do Sistema Eletroprodutor do Tâmega. Contribuir para a qualidade de vida e mobilidade da comunidade foi o que levou a Iberdrola a oferecer duas ambulâncias a Boticas.
A vertente humana é exaltada também para os eventos e a comunidade de Cabeceiras de Basto foi testemunha da iniciativo “Dá Lã… um abraço ao Mosteiro”. Através da produção manual de cachecóis em tricot, a população deu um abraço gigante ao monumento beneditino, ex-líbris de Cabeceiras de Basto. Esta iniciativa destacou o trabalho das Mulheres de Bucos que dão vida à Casa da Lã, um verdadeiro núcleo museológico vivo que integra o Museu das Terras de Basto.
Estas são apenas algumas das ações realizadas nos cinco municípios unidos pelo Sistema Eletroprodutor do Tâmega. No total a Iberdrola apoiou 26 eventos locais durante 2019.