Iberdrola proporciona aos mais novos contacto com peixes, plantas e anfíbios do projeto do Tâmega

1 de agosto de 2017

O pavilhão desportivo de Vila Pouca de Aguiar abriu as portas para receber as mais de 150 crianças que marcaram presença, no dia 1 de agosto, numa mostra dos trabalhos sobre a fauna e a flora realizados no âmbito do projeto do Tâmega.

Na atividade, organizada pela Iberdrola e pela Biosfera, em conjunto com a Câmara Municipal da localidade, crianças e jovens que participam no Campo de Férias durante o mês de agosto tiveram a oportunidade de conhecer as várias espécies de seres vivos estudados no contexto ambiental do Sistema Eletroprodutor do Tâmega.

Entre plantas, náiades, peixes, mamíferos, aves e anfíbios, dezenas de espécies estiveram expostas ao longo de seis pontos de paragem, estrategicamente delineados pela Biosfera.

Durante mais de duas horas, os mais pequenos puderam conhecer ao vivo a margaritífera – a preservada espécie de mexilhão do rio, presente no rio Beça; ainda quatro espécies de peixes, entre os quais uma enguia como espécie protegida- e também as árvores mais abundantes da zona norte de Portugal, como é exemplo o pinheiro, o sobreiro ou a nogueira.

A Iberdrola (na foto David Rivera) dá o prémio ao terceiro classificado da prova.

Este é mais um exemplo que demonstra a nossa preocupação pelo envolvimento da população mais jovem da região do Tâmega, nomeadamente no que diz respeito a tema relacionado com as ações de monitorização, levantamento e minimização de impactes junto das espécies e dos seus habitats realizados pela Biosfera, empresa responsável pelos trabalhos de fauna e flora, no âmbito dos estudos ambientais do Sistema Eletroprodutor do Tâmega.