Miradouros – Sistema Eletroprodutor do Tâmega

9 de dezembro de 2019

A história de um dos maiores projetos hidroelétricos da Europa dos últimos 25 anos está agora documentada em três painéis interpretativos, que descrevem toda a dinâmica e imponência do Sistema Eletroprodutor do Tâmega.

A Iberdrola edificou estes painéis em miradouros situados nas Barragens de Alto Tâmega, Daivões e Gouvães, com o intuito de explanar, de forma elucidativa, todos os objetivos a que cada obra se propõe e o modo de funcionamento de cada uma em particular. Além das plantas gerais, de fotografias e infografia, é possível ter acesso às informações gerais de cada uma das barragens.

Conseguir aproximar o público e envolvê-lo numa obra que tem uma dimensão económico-social importante nos sete municípios onde atua, Boticas, Vila Pouca de Aguiar, Cabeceiras de Basto, Chaves e Ribeira de Pena, foi o principal objetivo da conceção deste conteúdo, agora acessível a todo a comunidade.

Estrategicamente colocados em miradouros com vista para as barragens, estas estruturas permitem perceber a magnitude da obra, mas ao mesmo tempo proporcionam ao público um contacto estreito com a natureza e com a paisagem envolvente.

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega criou cerca de 13.500 empregos diretos e indiretos, privilegiando a contratação de empresas locais e nacionais. A conceção da exploração durará 70 anos, durante os quais a Iberdrola pretende estar cada vez mais próxima da comunidade, por forma a que o espírito de envolvência e interajuda prevaleça sempre.